sábado, 10 de abril de 2010

Lembranças da Luta Armada e do Exílio




Caros Leitores,
Finalmente saiu a nova versão de minhas lembranças da luta contra a ditadura. Nela é feita uma revisão e atualização do primeiro livro (Lembranças do Exílio) e são relatadas com mais detalhes minhas atividades políticas até a saída para o exílio. Vários leitores do primeiro livro disseram-me que fazia falta este relato. Em realidade, inicialmente havia planejado só falar do exílio, da forma em que falei, ou seja, considerar o exílio como a continuidade da vida de um militante político, passível de acontecer quando livremente se opta para lutar contra uma ditadura. Por isso o livro não é de lamentos, a vida tinha que continuar no exterior e ela devia ser vivida com alegria e disposição. Depressão, tristeza e amargura só dariam mais satisfação aos militares golpistas. Não queria dar esse prazer a eles.
Embora minha participação nas organizações politico-militares se desse fundamentalmente no plano da agitação estudantil, não podia deixar de relatar neste segundo livro as quedas das duas organizações com que estive envolvido, o Comando de Libertação Nacional (Colina) e a Vanguarda Armada Revolucionária (VAR) - Palmares, ambas em Belo Horizonte. Sempre tive muitos amigos, converso com todo mundo, estou sempre bem informado. É mais uma contribuição para o registro histórico daquela época. Segundo o grego Heródoto, qualquer relato é importante para a história.
Mantive a mesma linguagem anterior, leve e acessível a todos, o livro não é destinado à academia. Na narrativa entremesclei política, filosofia, vida pessoal, personagens interessantes, "causos", tudo que pudesse tornar a leitura agradável.
Partidário de um planeta mais limpo e saudável, decidi publicar "Lembranças da Luta Armada e do Exílio - Chile, Panamá, República Democrática Alemã e Costa Rica'" na forma eletrônica, mesmo tendo conseguido patrocínio para sua impressão. Livro impresso significa árvore derrubada e poluição ambiental com os efluentes usados no branqueamento da polpa de celulose.
A Editora Gato Sabido já o colocou no seu acervo. Está disponível para quem possuir leitor eletrônico ou esteja disposto a ler no computador. O preço é baixo, cinco reais, o objetivo não é o lucro, mas a divulgação das ideias de um socialista independente a respeito da luta contra a ditadura brasileira e do exílio.
Muitos acham que o socialismo fracassou, mas, como questionou o amigo Helvécio Ratton no prefácio, qual socialismo não deu certo? A potência econômica mais pujante no momento é socialista (a China), embora a imprensa ocidental faça questão de ocultar seu enorme progresso e o alto padrão de vida existente nas províncias socialistas desse país. Até quando a mentira vai perdurar?
Breve voltarei com as primeiras impressões deste livro.
Atenciosamente,
Evandro.




Um comentário:

  1. Dear Evandro!
    I'm writing to you on behalf of my father Alexander Fedorov (St. Petersburg, Russia) whom you have met long time ago in Uberlândia. He would like to get in touch with you. I was trying to find your email address but it seems it is the only way to get in touch with you!
    Please, send your email on my father's address:
    alexander_fedorov@hotmail.com.
    Alexander is also looking forward to hear news about Luiz Carlos de Melo and Rogerio Ochoa Oliveira.
    Looking forward to hear from you!
    Muito obrigada,
    Natalia Fedorova
    St. Petersburg
    Russia

    ResponderExcluir